Quais são os melhores leites vegetais para a saúde

O leites vegetais, como o leite de soja e o leite de amêndoa, são cada vez mais populares - mas qual será o melhor? Sabemos que nenhum leite vegetal tem um valor proteico tão alto como o leite de vaca e que têm uma dose mais elevada de hidratos de carbono. Qual terá o melhor balanço entre a proteína, o teor de cálcio e os carboidratos? Pesquisei a opinião de vários especialistas de nutricionismo, segui as recomendações da minha própria nutricionista e e cheguei a algumas conclusões…


Leite de soja


O leite de soja é uma das alternativas vegetais ao leite que oferece mais cálcio. A textura é aveludada mas tem um sabor intenso, por vezes até um pouco amargo. Devido a algumas substâncias presentes na soja, não é recomendado pelos nutricionistas para quem sofre de hipotiroidismo nem para crianças. O valor calórico é, em média, de 60 kcal por cada 100 ml.

Leite de coco


O leite de coco é provavelmente a mais famosa das alternativas vegetais. O coco é rico em gordura saudável, mas que deve ser consumida em moderação e seguindo as indicações do nutricionista. A textura é cremosa e o sabor é naturalmente doce, apesar do valor calórico ser apenas de 45 kcal por cada 100 ml. Muitas vezes, encontramos também misturas de leite de coco com leite de arroz, o que aumenta os hidratos de carbono e o valor calórico.

Leite de amêndoa


Uma alternativa preferível ao leite de soja, segundo a minha nutricionista. Tem um elevado teor de cálcio e de vitaminas B (tal como o leite de soja) e é uma óptima fonte de proteína vegetal. A textura é cremosa, embora menos cremosa que a do leite de coco, e tem 50 kcal por cada 100. Outras bebidas misturam leite de amêndoa com leite de arroz, o que é igualmente recomendável (embora faça aumentar o valor calórico) - fale deste assunto nas consultas de nutrição.

Leite de aveia


Embora haja mais leites vegetais, vou terminar a lista com o leite de aveia - e assim concluo as bebidas que conseguimos encontrar facilmente no supermercado. A aveia é uma excelente fonte de fibra, o que promove o trânsito intestinal. Mas também é um cereal rico em hidratos de carbono, por isso quem quer fazer uma dieta baixa em açúcar deve ter isso em consideração. Finalmente, tenha em atenção que não é um substituto adequado para receitas mais complicadas.

Comentários

Mensagens populares