Os benefícios do exercício físico: como o exercício físico pode salvar vidas



Não é mito: o exercício físico pode salvar vidas. Está comprovado que fazer exercício físico todas as semanas reduz o risco de diversas doenças, incluindo diabetes tipo II, problemas cardiovasculares e alguns tipos de cancro. Um estudo do Centro Alemão de Investigação sobre o Cancro, por exemplo, concluiu que quem pratica actividade física tem menos 20 a 30% de probabilidade de vir a sofrer de cancro colorectal.





Praticar exercício físico ajuda-nos a queimar calorias, o que previne a absorção de hidratos de carbono e lípidos a mais. Ou seja: a actividade física previne a sua obesidade. A obesidade está directamente relacionada com uma série de doenças, incluindo as que já mencionei. Além disso, o exercício físico também torna os músculos mais fortes e resistentes. 



A Organização Mundial de Saúde recomenda fazer pelo menos 150 minutos (2 horas e 30 minutos) de exercício por semana. Isto não significa que tenha de praticar um desporto. Estes minutos podem ser a andar a pé ou a correr. Se não gosta de desporto, comece por aumentar a sua actividade física - e isto inclui andar a pé, subir as escadas, carregar pesos ou trabalhos físicos. 



O importante é evitar uma vida sedentária e não estar sentado/a todo o dia: no carro ou no metro, na secretária do trabalho, no sofá de casa. Infelizmente, nem todas as pessoas fazem exercício pelo menos 2 horas por semana. São essas estatísticas que fazem com a obesidade cresça ano após ano. Em Portugal, mais de metade da população vive com excesso de peso. 



No entanto, não há bela sem senão. Apesar dos benefícios de praticar exercício físico, também há algumas desvantagens. Quem pratica desportos de competição tem mais probabilidade de se magoar ou de se lesionar, por exemplo. Aliás, algumas seguradoras de saúde penalizam os clientes que praticam desporto. Mas tendo em conta aos benefícios… é claro que o risco compensa! 

Comentários

Mensagens populares